sábado, 22 de agosto de 2009

Bella Natura II

Olá e um Bom Dia! ;D

Seguindo a série "Bella Natura", pretendo contar a história da nossa quest para alcançar o topo da Pedra da Gávea, coisa que sempre quis fazer, mas faltou oportunidade...

Pretendo fazer um post menor dessa vez, por que acho que fica longo pra quem escreve, e longo se alguém quiser ler. Pois bem...

A saída dessa vez foi mais tarde, nos encontramos na barra umas 9:00 e rumamos para o início da trilha, que de comprimento é bem menor do que as enfrentadas anteriormente, mas em altura, era gigante, já que subiriamos aquela pedra enorme...

Então, como sempre, nos preparamos na entrada da trilha, e lá fomos...

A primeira grande dificuldade que eu vi nessa trilha, foi a constante subida. Era um sobesobesobe que não acaba mais, e é meio sem graça, pois a paisagem se mantém constante, e cansa bem rápido, foram necessárias algumas paradas pra beber algo e descançar. Outra coisa que "pode" ter atrapalhado é que eu ainda estava meio doente... ;P

Obs: Ainda de cabelo grande... xD

Seguindo com o sobesobesobe, chegamos na chamada "Praça da Bandeira", uma grande clareira onde varias trilhas daquela área se encontram, e as pessoas aproveitam pra descansar e se preparar pra segunda parte, que é mais interessante...

Quando estavamos lá apareceram uns tiozinhos da entidade que faz a manutenção das trilhas e faz umas "rondas". Quando perguntei pro Edu "Quanto tempo até o topo", ele me disse que levaria umas 2 horas. Quando uns caras perguntaram pros tiozinhos quanto até o topo, eles disseram "Em menos de uma hora voce ta lá...". E essa é a parte em que voce se assusta... xD

Saindo da praça e seguindo até a próxima parada, a famosa "Carrasqueira". A partir desse ponto, a trilha ficou mais interessante, com algumas partes mais elaboradas e até com umas escaladas interessantes. Uma preocupação são as partes onde tem que depender de cabos ou de apoios pregados nas pedras, que SEMPRE parecem que vão cair...

Existe também um ponto interessante no caminho, a "Pedra do Navio", ou algo do tipo, que é uma grande pedra, suspensa no que parece ser o nada, que serve de teto para uma "Caverna" em baixo, que também é muito bom para descansar, apreciar a volta e tirar fotos!

Após bastante do sobesobesobe, finalmente fomos saindo da mata, e chegando na parte onde a vegetação é mais rasteira e nos aproximamos do topo. Você não acreditaria como aquele VENTO É FORTE! Ele te carrega se não tomar cuidado, quase caímos algumas vezes... xD

Rapidamente chegamos na famigerada "Carrasqueira", e ai descobri a razão do nome...

Essa foto foi tirada do alto da dita cuja, mas acho que dá pra ter uma idéia de como é subir isso, é MUITO INGREME! E o vento não colabora...

Mas com um pouco de sorte e pernas grandes (A Scheila compensa em sorte), conseguimos chegar lá bem, e a partir de lá, e como uma rota que circunda a pedra, onde temos umas visões interessantes...

Essa é a chamada "Pedra do Imperador", há quem diga que dá pra ver um rosto ali, mas pra mim, ainda é uma pedra... ; )

Não pretendo entrar em detalhes, mas existem muitas lendas a respeito desta Pedra, sendo dita como a "Esfinge" da Tumba do Rei Fenicio, e houveram uns estudos arqueológicos interessantes. Se quiser conferir... ;P

Seguindo um pouco mais, você encontra o imponente "Portal da Gávea", outro alvo de lendas e histórias, dito como uma entrada para o desconhecido...

E dizem que a Terra é oca também..........

Continuando nosso contorno por estas áreas, chegamos enfim a uma subida, que ao que tudo indica nos levará ao topo. Nessa estrada haviam muitas coisas interessantes, como uma enorme colônia de formigas vermelhas que atacou a todos, e como os bixinhos eram resistentes...

Passando correndo por esta parte, demos de cara com a primeira grande vista, que me deixou sem ar...

Agora entendo por que o Jack gritou "Eu sou o Rei do Mundo!"

Não se passou muito e alcançamos o topo, e ai enfim pudemos apreciar a vista. O vento continuava incrivelmente forte, o que acreditamos que era uma convecção das massas de ar...

Alguns grupos estavam lá subindo também, estava um sol bom, que balanceava o vento, e ai pudemos tirar várias fotinhas... ;P

Tinha uma grande área plana, GRANDE assim... \_____ 0 _____/
_______________________________________________ |
_______________________________________________/\

Edu aproveitou pra fazer uns filmes pras próximas gerações...

Caminhamos pela área, e descobrimos a Pedra mais alta, mas que era díficil de subir. Scheila, com a ajuda do Edu, conseguiu alcançar o cume, e nós, tiramos fotos... ;D

Após a realização desse feito, e do outro feito que foi descer daí (xD), nos subimos em uma outra pedra em outra extremidade e todos contemplamos a vista enquanto acabamos com nossos sanduiches...

Bom, tempo é tempo, e não podemos perde-lo. Assim dissemos adeus ao pico e começamos a descer. A facilidade da descida é uma ilusão, pois a cada batida que meu joelho dava no degrau abaixo me sentia cada vez mais velho... xD

Passamos novamente por tudo, e a Scheila aproveitou pra tirar uma foto com o Imperador...

E como não poderia parar, mais um desafio se colocou em nosso caminho: mais uma vez a Carrasqueira, mas agora, temos que dar um jeito de descer! Quando chegamos lá, tinha um grupo que veio com guia descendo, eles colocaram uma corda presa no topo, que ajudava as pessoas na sua descida. Um grupo de jovens pediu ajuda ao guia, pois não tinham como descer (eles não eram da excursão). Extremamente irresponsável, pois, imagina se não tivesse o guia... ;D Edu tirou o equipamento de Rapel da mochila, amarrou as cordas, e falou pra nos prepararmos pra descer, pois Saullo e Eu seriamos os primeiros. É que nem nos filmes, você se joga pra trás, fica perpendicular a pedra, e vai "andando" pra trás...

Simples assim...

Mas vale acrescentar que ISSO ME DEU MUITO MEDO!

A sensação é estranha, mas é tudo bastante seguro: Você fica preso a essa corda, e o Edu vai te "Dando Linha" aos poucos, pois ele faz um nó com o pino de metal na pedra, que faz com que se voce puxar, a corda não venha, mas apenas se o Edu der linha, e o pino segura quase todo o peso, então é bem relax. Mas que dá medo dá...

Continuando a descida, passamos novamente pela Pedra do Navio, , mas agora por baixo, onde dá pra ver a tal caverna que comentei...

Antes estávamos acima dessa pedra grande, e o espaço ali é maior que parece. Parece um lugar bom pra acampar, já que tem um rio um pouco mais abaixo na mata... E no fim da aventura, como não podia faltar, um banho de Cachoeira, pra lavar a alma...

Essa cachoeira era interessante em particular, pois tinha seu proprio "lago", que era formado pela presença de uma represa natural logo adiante, e pudemos ver muitos girinos nadando. Saullo brincou com alguns, enquanto nos preparamos para tomar banho e descançar... Eu não tinha levado minha roupa de banho, então foi de cuequinha mesmo... ;D

E assim acabou mais uma aventura. Recomendo a todos a trilha, é um percurso de "extremos" (sobesobesobe descedescedesce), mas é muito bonito, e fora as formigas, sem perigos... ;P

Assim podemos ver o quanto existe neste mundo, e o quanto a nossa "Civilização" ainda é apenas o quintal dessa grande mãe...

E viva ás grandes aventuras que hão de vir! o/

E vamos nós, para o mundo de lá...